segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013



Aula para o Portal do Professor, elaborada nas aulas de Práticas Mediáticas na Educação, orientada pelo professor Pedro Andrade, na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Na data de 18 de fevereiro de 2013; pelas alunas Anne Croline Ribeiro, Cecille Gabrielle, Luciana Cristina, Nadielle Baldez, Sarah Letícia, Vania Larissa.

Título/Tema da sugestão de aula -Substantivos Concretos e Abstratos

Estrutura curricular -  4° ano - séries iniciais do ensino Fundamental

Objetivos – Compreender claramente a diferença entre os substantivos concretos e os abstratos.
Duração das atividades - 4 horas/aula
Conhecimentos Prévios - Alfabetização, noção básica de substantivos.

Estratégias

1 - A aula será iniciada pela exposição oral ao aluno do conteúdo abordado. Neste momento serão sanadas as dúvidas apresentadas pelos alunos - 1 hora

2 - No segundo momento, iremos aplicar um exercício de memorização e reflexão em dupla, e o professor fará a correção junto com os alunos. - 1 hora

3 - Depois será realizada uma atividade em grupo. Eles deverão retirar das revistas imagens que representam os substantivos que foram apresentados no exercício, ou outros que acharam interessante, devendo com esses termos fazer um texto coletivo para apresentação.  - 1h e 20min

4 - Ao final da aula acontecerá a apresentação dos textos pelos alunos, e junto com o professor analisarão se os substantivos utilizados foram adequados e corretos com o solicitado para essa atividade. - 40 minutos

Recursos Complementares -  video da música para auxiliar a aula e não deixar que os alunos se disperse, uso de áudios, revistas e jornais.

Avaliação – utilização de objetos(substantivos), encenação para verificar a concreta aprendizagem.


Conteúdo: Substantivo

Substantivo é a palavra variável que dá nome aos seres em geral (visíveis ou imaginados), sentimentos, estados, ações, ideias e desejos, e que funciona como centro de uma expressão nominal.
Os substantivos são classificados em comum, próprio, concreto, abstrato e coletivo.

Substantivo Concreto:
O substantivo concreto nomeia os seres reais ou imaginários, ou seja, pessoas, lugares, instituições, um gênero, uma espécie ou uma de seus representantes; seres que têm, ou acreditamos que tenham existência própria, isto é, independentemente de outros seres. Por exemplo: Deus, fada, dragão, dente, bilhete, gato, estrela, casa, moeda, João, mente, ar, alma, espírito, som, espaço, etc.

Substantivo Abstrato:
O substantivo abstrato designa noções, ações, qualidades, estados, sentimentos, quando considerados como seres. Por exemplo: felicidade, tristeza, coragem, amor, largura, altura, saúde, etc.

Muitos substantivos abstratos são derivados de adjetivos.
Por exemplo: limpo limpeza; belo beleza.

Também podem ser derivados de verbos.
Por exemplo: errar erro; chorar choro.

OBS: dependendo do contexto em que as palavras são usadas, alguns adjetivos abstratos podem ser empregados como concretos. Por isso é sempre importante analisar o contexto antes de classificar os substantivos.

Em seu dicionário de Filologia e Gramática, a “distinção entre concretos e abstratos é mais filosófica do que linguística e dentro da filosofia é muito fugidia; mas é útil em gramática para destacar, como abstratos, os nomes ­– a) de qualidade, b) de ação, que se relacionam, respectivamente, com – a) os adjetivos, b) os verbos”.


Por exemplo:
1. A redação deste capítulo demorou pouco tempo.
(redação = o ato de redigir, portanto, substantivo abstrato)
2. A redação da Cristina está escrita em papel amarelo.
(redação = trabalho escolar escrito, portanto, substantivo concreto)






Atividades

1. Separe os substantivos abaixo, de acordo com sua classificação, em concreto ou abstrato.

Brasil, ódio, Terra, saudade, Maria, felicidade, navio, tristeza, bolo, coragem, casa, paz, dinheiro, viagem, cama, limpeza, mesa, inteligência, sofá, frio, carro, agradecimento, boneca, encontro, computador, verdade, som, telefone, mentira, foção, largura, cachorro, alegria, pássaro, orgulho.


2. Transforme os verbos em substantivos abstratos.
a) chorar ___________________
b) errar ____________________
c) amar ____________________
d) esperar __________________
e) cantar ___________________
f) limpar ____________________
g) encontrar ________________

3. Forme frase com os substantivos abaixo:
gato, Ana, paíz, alegria, casa, rua, amor, tristeza, rancor, amigo, cachorro, inteligente.

1.___________________________________________________________________________.
2.___________________________________________________________________________.
3.___________________________________________________________________________.
4.___________________________________________________________________________.
5.___________________________________________________________________________.
6.___________________________________________________________________________.
7.___________________________________________________________________________.
8.___________________________________________________________________________.
9.___________________________________________________________________________.
10.__________________________________________________________________________.
11.__________________________________________________________________________.
12.__________________________________________________________________________.

4. Numere os substantivos corretamente:

1-substantivo abstrato
2-substantivo concreto
(  )pedra
(  )inteligência
(  ) frio
(  ) cachoeira
(  ) livraria
(  ) constelação
(  ) formiga
(  ) riacho
(  ) avenida
(  ) preguiça
(  ) lembrança
(  ) calor

5. Assinale a alternativa correta que contenha sustantivos, respectivamente abstrato, concreto e concreto:

a-(  ) fada,fé,menino
b-(  )fé, fada,beijo
c-(x) beijo,fada,menino
d-(  ) amor, pulo,menino
e-(  )menino, amor, pulo

6. Circule na música abaixo os substantivos concretos com lápis de cor vermelho, e os substantivos abstratos com lápis de cor amarelo.


Aquarela
  Toquinho

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...

Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...

Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...

Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...

Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos

Bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...

Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...

E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...

Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)


Bibliografia:

D’Avila, Suzana. Gramática em prática: textos e exercícios. 2° ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2009.
Mesquita, Roberto Melo. Gramática da língua portuguesa. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.




(acesso em fevereiro de 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário