terça-feira, 5 de fevereiro de 2013




Objetivos do ensino da musica

A diretora dos cursos de graduação e pós-graduação latu-sensu em Música e Educação Musical da Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG), també diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM) explicou que "A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos.
Com isso, conclui-se que a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica brasileira tem por objetivo desenvolver as habilidades físico-sinestésica, espacial, lógico-matemática, verbal e musical. "Ao entrar em contato com a música, zonas importantes do corpo físico e psíquico são acionadas - os sentidos, as emoções e a própria mente. Por meio da música, a criança expressa emoções que não consegue expressar com palavras", completa Sonia Regina. "A música fez bem para a auto-estima do estudante, já que alimenta a criação".



Formação da educação musical

As instituições de ensino possuem autonomia para definir o tipo de Educação Musical que irão implantar. "Assim como seu conteúdo, de acordo com seu projeto político-pedagógico", diz Clélia Craveiro conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). "Deve ser garantido que o ensino da música seja inserido nas escolas públicas, mas que a diversidade musical e cultural do Brasil seja respeitada. O conteúdo não pode ser igual para todas as escolas, isso gera a autonomia das escolas na construção de seus projetos pedagógicos", afirma a presidente nacional da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), Magali Kleber.


A inserção da musica o dia-a-dia

Há várias formas de se trabalhar a música na escola, de forma lúdica e coletiva, utilizando jogos, brincadeiras de roda e confecção de instrumentos, como sugere Sonia Albano, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical (ABEM). "Dessa forma, a música é capaz de combater a agressividade infantil e os problemas de rejeição". Nas escolas da rede municipal da Franca, onde o Projeto de Educação Musical já existe desde 1994, as crianças tanto ouvem música, como a produzem, fazendo pequenos arranjos e tocando instrumentos como a flauta doce e outros de percussão. Elas também vivenciam a música, através de trabalhos corporais que qualificam a atenção e a coordenação motora. "Não queremos formar músicos, mas desenvolver o espírito crítico, conhecer as raízes da música brasileira, despertar o gosto musical, preservar nosso patrimônio e aumentar o repertório musical nacional e internacional", diz Lisiane Bassi. 
Para que o ensino proposto na Lei tenha bons resultados, o indicado é que as escolas intensifiquem trabalhos já produzidos em sala de aula e que levem em conta o contexto cultural dos alunos.




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